Queimada nova pi

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PATOS: Barragem Poço de Marruás transborda pela 1ª vez e exibe beleza. Veja fotos exclusivas!




Poço de Marruás transborda pela 1ª vez
Cidades na Net, da redação.
Um fato inédito mudou a rotina da pacata cidade de Patos do Piauí, situada a 399 quilômetros de Teresina. A barragem Poço de Marruás atingiu na madrugada desta quinta-feira (07) a sua capacidade total de armazenagem, chegando a 293.4 milhões de metros cúbicos de água acumulada, formando uma coluna de água 48 metros de altura na parede.

Situada há 3 km da cidade de Patos do Piauí, a barragem foi inaugurada pelo governador Wilson Martins em junho de 2010, transbordando pela primeira vez desde a sua construção.

O fato revelou uma beleza exuberante em pleno sertão nordestino e atraiu visitantes, que já vinham monitorando diariamente o volume de água.

A barragem foi construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 161,9 milhões e garante o abastecimento das cidades, Patos do Piauí, Simões, Jacobina do Piauí, Caridade e Curral Novo. São 124 quilômetros de rede que levam água tratada e com regularidade aos municípios, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.

“Poço Marruás não seca nunca mais”, garante o engenheiro Norbelino Lira de Carvalho, responsável pela sua conclusão no período em que presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)..
TURISMO
Desde que aumentou expressivamente o seu volume de água, cobrindo o trecho desativado da BR-407, o ponto se tornou referência de turismo de visitantes de toda a região, atraindo semanalmente centenas de pessoas.

Para receber o grande público, a Prefeitura Municipal realizou obras de desmatamento do local e diversas barracas foram montadas. Porém, uma discussão entre dois homens resultando em uma morte, ocorrida no mês de março, reduziu o número de visitantes.
Certo do aumento do número de visitantes, em virtude da barragem ter transbordado, o prefeito Sílvio José solicitou junto a Polícia Militar o aumento do efetivo policial em todo o espaço e a permanência da viatura da PM, além de interditar o trânsito de veículos automotores no trecho onde estão instaladas as barracas. “A medida é para garantir a segurança dos visitantes. O que ocorreu foi um fato inusitado, mas a ação é de prevenção. O objetivo é garantir a segurança de todos os visitantes”, disse.

A expectativa é de um grande número de pessoas visitem o local este final semana. É aguardada também nos próximos dias, a visita do governador Wilson Martins e do engenheiro Norbelino Lira.

Veja fotos inéditas: