Queimada nova pi

sábado, 11 de agosto de 2012

Agência da caixa pode ser inaugurada neste ano.

Uma importante obra para a região de São João do Piauí é a implantação da agência da caixa econômica federal no município de São João do Piauí. O município está sendo contemplado com a agência da caixa graças aos esforços do deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB).

Os acabamentos finais e a entrega do prédio onde funcionara a agência da caixa econômica federal foram realizados sob a responsabilidade do empresário José Chico Onofre que atua no município no ramo de revenda de combustíveis, medicamentos, gás de cozinha e autopeças. 

           
            

A região é composta por mais de nove municípios, que se deslocam ao município de São Raimundo Nonato para resolver assuntos bancários, com a implantação da agência da caixa econômica federal no município de São João do Piauí, os mais de nove municípios devem utilizar os serviços da agência em São João do Piauí. São 98 quilômetros a menos a ser percorridos pelos usuários, já que para utilizar a agência mais próxima, no caso a de São Raimundo Nonato, era preciso vir ao município de São João, e em seguida viajar 98 quilômetros até o visinho município de São Raimundo Nonato 

            
            

Os serviços do prédio onde funcionara a agência da caixa econômica federal começaram em janeiro deste ano, sendo que aproximadamente 20 operários trabalharam na execução da obra. O prédio deve ser entregue para a direção da caixa economia na qual fará as adequações, climatização e equipamentos para o funcionamento que poderá ser ainda este ano.     
 
 Autor/Fonte: Cirano Sousa/Wberlanil Dias
 

TRE divulga tempo dos candidatos no rádio na região e SJPI

O juiz eleitoral da 20ª zona eleitoral, Dr. Edvaldo Sousa Rebolcas Neto, realizou no final da tarde de quinta-feira (9) uma reunião no fórum eleitoral de São João do Piauí, com os diretores de rádios e representantes das coligações dos munícipios de São João do Piauí, Capitão Gervasio Oliveira e Lagoa do Barro a fim de definir a questão da veiculação da propaganda eleitoral no rádio. 

               
                                       Juiz eleitoral da 20ª zona eleitoral, Dr. Edvaldo Sousa Rebolcas Neto

As rádios que estão credenciadas pela Anatel para veiculação da propaganda eleitoral jurisdicionadas pela 20ª zona eleitoral são: Rádio Alvorada FM, Rádio Vale do Piauí FM e Rádio Comunitária Malhada do Jatobá FM todas do município de São João do Piauí, Rádio Comunicaria Liberdade FM de Capitão Gervasio Oliveira e Rádio Comunitária Progresso FM de Lagoa do Barro. Somete estas 5 emissoras estão credenciadas pela Anatel para a veiculação obrigatória da propaganda eleitoral gratuita que começa dia 22 de agosto de 2012.

Estavam presentes o diretor da Rádio Alvorada FM Wberlanil Dias, diretora da Rádio Vale FM Dalila Costa Paulo e a diretora da rádio Malhada do Jatobá FM Joana Maria, além dos representantes das coligações, “São João de um Jeito Novo” Marcelo Oliveira Paes landim, “São João de Todos” José do Patrocínio Reis Cronemberger e da coligação “Mais ação e credibilidade” Raldir Cavalcante.

                
                
                

Na reunião também foi definido a ordem dos programas a ser veiculado por cada coligação, tempo de duração dos programas de cada coligação, reesposáveis pela entrega das mídias, formato das mídias e horário definido pela justiça eleitoral que as rádios devem receber tais materiais. 

Ficou decidido na reunião que a Rádio Alvorada FM ficará responsável por a transmissão do horário eleitoral, ou seja, será a geradora dos programas, sendo os mesmos retransmitido pelas emissoras Vale do Piauí FM e Malhada do Jatobá FM.

Cada coligação deve entregar seus trabalhos até às 14 horas do dia anterior a veiculação da mídia com o programa gravado. O tempo definido para cada coligação determinado pela justiça eleitoral ficou da segundo forma.

Em São João do Piauí as coligações “São João de um Jeito Novo” PTB, PP, PSDB e PRTB ficaram com 08’ 03’ 09 (oito minutos três segundos e nove centésimos), “Mais Ação e Credibilidade” PPS, DEM, PSB e PSD ficaram com 08’ 20’ 63 (oito minutos vinte segundos e sessenta e três centésimos) e “São João de Todos” PC do B, PDT, PV, PMDB, PR e PT ficaram com 13’ 36’ 28 (treze minutos trinta e seis segundos e vinte e oito centésimos). 

Em Lagoa do Barro as coligações “Liberdade e Participação: O Povo Quer, O povo Muda” PV, PP, PRB, DEM, PTB, PR e PSD ficaram com 14’ 03’ 09 (quatorze minutos três segundos e nove centésimos) “Partido da Mobilização Nacional” PMN com 03’ 23’ 31 (três minutos vinte três segundos e trinta e um centésimos) “Lagoa do Barro no Caminho Certo” ficaram com 12’ 33’ 59 (doze minutos trinta e três segundos e cinquenta e nove centésimos).

Em Capitão Gervasio Oliveira as coligações “Unidos Pelo Gervasio que Sonhamos” PRB, PR, PSD, PV, DEM, PMDB, PTB e PT ficaram com 17’00’ 78 (dezessete minutos e setenta e oito centésimos), “Com Deus e o Povo Continuamos de Novo” 05’ 53’ 25 (cinco minutos cinquenta e três segundo e vinte e cinco centésimos) e “O Povo Quer o Novo” ficaram com 07’ 05’ 97 (sete minutos cinco segundos e noventa e sete centésimos).    
      
Autor/Fonte: Cirano Sousa/Wberlanil Dias
 
 

Piauí tem 28 municípios com mais eleitores do que habitantes

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 305 municípios têm mais eleitores que habitantes, se levada em conta estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da população residente por município para 2011 – os dados são os mais atualizados do instituto e foram publicados no “Diário Oficial da Justiça”.

No Piauí, o município de Aroeira do Itaim, a 332 quilômetros de Teresina, está na lista de cidades com maior desproporção entre eleitores e habitantes. São 2.441 habitantes e 3.081 eleitores, o que dá uma relação de 1,26 eleitor por habitante. Em todo o Estado, 28 cidades estão na mesma situação.  


O percentual de municípios onde o total de eleitores é maior do que a população é de 5,5% dentre 5.564 cidades do país com ambos os números disponíveis – o IBGE possui dados de 5.568 municípios. O Brasil tem uma população estimada de 192.376.496 habitantes para 2011. O TSE contabilizou, em julho deste ano, 140.394.103 eleitores aptos a votar no país e outros 252.343 que votam no exterior – cerca de 70% da população brasileira.

De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil, e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, o que, segundo o tribunal, não configura necessariamente fraude (leia mais abaixo a justificativa do TSE).

De acordo com os dados do IBGE e da Justiça Eleitoral, somente duas cidades têm o mesmo número de habitantes e de eleitores. Ambas ficam no Rio Grande do Sul – Nova Boa Vista, com 1.940 habitantes e eleitores, e São José do Inhacorá, com 2.184.

Nos estados

Por estado, Minas Gerais possui 74 cidades com mais eleitores do que habitantes, seguido de Goiás (43), Rio Grande do Sul (34), Rio Grande do Norte (31), Piauí (28), São Paulo (27), Santa Catarina (18) e Paraíba (15). Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia, Mato Grosso e Espírito Santo têm uma cidade cada nessa situação.

TSE justifica

Em nota, o TSE afirma que para votar em determinado municípios vínculos como os profissionais são aceitos. “O cidadão não precisa ter residência no município onde pretenda fixar-se como eleitor, para isso bastando que comprove vínculos que abonem esse requisito (patrimonial, profissional, comunitário, entre outros).”

“Daí decorre que, em alguns casos, notadamente em municípios que apresentem características especiais geográficas, de desenvolvimento de atividade econômica ou produtiva, ou de atrativos de outra natureza, haja incremento no quantitativo de eleitores, superando a própria população residente”, informou o tribunal. “Não há proporção ideal ou legalmente definida."

Ainda conforme o TSE, em razão disso, “a relação entre eleitorado e população não conduz, por si só, a indicativo de fraude no alistamento eleitorado” e a realização de revisão de eleitorado é de competência dos tribunais regionais eleitorais quando se tratar de suspeita de fraude.

Já as revisões que levam em conta os requisitos estatísticos, o TSE afirma que vem regulamentando essas revisões desde a implantação do Programa de Identificação Biométrica do Eleitorado. Diz ainda a nota que, salvo em situações excepcionais autorizadas pela Corte, estão vedadas revisões de eleitorado em anos eleitorais.

“Desde 2009, o tribunal vem admitindo tão somente a realização das revisões de eleitorado com identificação biométrica até o primeiro trimestre do ano eleitoral, de forma a assegurar a regularização de situação dos eleitores eventualmente cancelados nos procedimentos revisionais até o fechamento do cadastro imposto pelo art. 91 da Lei nº 9.504/97.”


Fonte: G1

Presos cavam buraco e tentam fugir de delegacia em Teresina

Policiais do 23º DP, em parceria com militares da Rone, abortaram a tentativa de fuga de oito custodiados da delegacia, localizada no bairro Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, na manhã deste sábado (11). 

Fotos: Helder Souza/Cidadeverde.com

Segundo informações do tenente Tanaka Hitler, da Rone, os presos estariam detidos há cerca de 20 dias no próprio distrito policial enquanto aguardavam determinação da justiça. Entre os crimes cometidos pelos presos estão violência doméstica, estupro, furto e roubo.


De acordo com o chefe de plantão da delegacia, Carlos Estevan, um policial conhecido como “Chicão” teria desconfiado do buraco ao ir ligar o registro de água, localizado no fundo da delegacia, para que os detentos pudessem banhar.


“O agente achou o buraco e informou ao delegado José de Anchieta que requisitou a presença de policiais da Rone para que fossem realizadas vistorias nas celas”, conta o chefe de plantão do 23º DP.


Estão esperando o delegado chegar ao Distrito Policial. José Estevão vai comunicar ao delegado-geral James Guerra sobre o ocorrido para que seja realizada a remoção dos presos para outro local para que sejam feitos reparos no xadrez e conserto do buraco.


“Eles utilizaram três ferros com diâmetro menor do que uma caneta para fazer o rompimento do cimento. Depois utilizavam as mãos para retirar o barro. Ninguém sabe como entram esse tipo de material na cela já que estamos sempre realizando vistorias”, conta Carlos Estevan.

 
Flash de Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
redacao@cidadeverde.com

Nova S10 derruba a Hilux do topo de vendas no Piauí; bem arrojada


Nova S10 e a Nova Hilux Nova S10 e a Nova Hilux
A nova S10 é líder de vendas no mercado de picapes no Piauí, superando a Hilux da Toyota. De acordo com dados colhidos na Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), foram emplacadas em julho 79 unidades da S10 contra 57 da Hilux, o que corresponde 43% e 31% respectivamente do mercado.
“A S10 repetiu no Piauí o desempenho de liderança que tem no Brasil”, destacou Érico Veiga, diretor comercial da Canadá Veículos, concessionária Chevrolet em Teresina.
Mesmo renovando visualmente a Hilux e lançando uma versão com motor flexfuel, parece que a Toyota não conseguiu evitar o duro golpe que foi o lançamento da nova Chevrolet S10.
Além de ter sido ultrapassada pelo modelo norte-americano, a picape japonesa também perdeu posição para a Mitsubishi L200 e até para a Volkswagen Amarok, que recebeu transmissão automatica de oito velocidades.
Enquanto isso, a Chevrolet S10 conseguiu recuperar terreno e já é o líder de sua categoria, além de assegurar a quarta posição entre os comerciais leves mais vendidos do Brasil.



Pneu estoura, Fiat bate em árvore e três pessoas morrem. Veja fotos

O motorista do veículo saiu ileso e também uma passageira de nome Maria Laiane
Frente do veícilo totalmente destruída Frente do veícilo totalmente destruída
Um acidente na manhã deste sábado (11/08), a 6 km da cidade Cabeceiras, altura da localidade Ribeiro na PI-113 que liga Cabeceiras a José de Freitas, deixou três pessoas mortas.
Segundo populares o pneu do Fiat Uno estourou fazendo com que o motorista perdesse o controle, colidindo então em uma árvore e causando a morte de três passageiros, sendo duas mulheres identificadas como Maria do Regino e Maria Luzia, ambas da mesma família e um homem identificado como Pedro, todos da cidade de Porto.
O motorista do veículo saiu ileso e também uma passageira de nome Maria Laiane, ambos também de Porto. O tenente do Corpo de Bombeiros Tavares que passava pelo local isolou a área e acionou o resgate para remoção dos corpos que ficaram presos nas ferragens.
VEJA FOTOS DO ACIDENTE







 
Edição: Fábio Carvalho
Leia mais: acidente, fiat, mortos

Presos se escondem em sacos de lixo para fugir de delegacia


Dois presos da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba se esconderam dentro de sacos de lixo, nesta terça-feira (7), para tentar fugir. De acordo com a polícia, o almoço foi servido às 11h e ao meio dia as marmitas de isopor das galerias são recolhidas. Quando um policial passou pelocorredor percebeu que os sacos ‘se mexiam’. Ele pensou que fosse um rato, mas ao chegar perto descobriu os detentos. Os presos também usaram cobertores e as marmitas para disfarçar.(Foto:Divulgação/Delegacia de Furtos e Veículos de Curitiba)
A tentativa de fuga vai constar na ficha dos detentos, que têm 34 e 19 anos, e deve interferir em uma possível concessão de condicional ou regressão de pena.
Superlotação
A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba sofre com o excesso de presos. De acordo com o delegado, a unidade tem capacidade para até 75 pessoas e abriga 186. No início do mês, os presos chegaram a fazer rebeliões. Após as manifestações, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná autorizou a transferência de 32 detentos para o Centro de Triagem II, em Piraquara, na Região Metropolitana da capital. No sábado (4), oito presos fugiram. Eles abriram um buraco na parede da carceragem.
Fonte: G1

Peças artesanais produzidas em Várzea Queimada zona rural de Jaicós serão expostas em Teresina




O designer Marcelo Rosenbaum lança, em Teresina, no próximo dia 14, as peças produzidas durante o projeto A Gente Transforma (AGT), no povoado Várzea Queimada, localizado no munícipio de Jaicós, interior do Piauí.

O resultado do projeto foi lançado, primeiramente, no Salão do Design de Milão, na Itália, e depois no São Paulo Fashion Week, em São Paulo e, agora, será apresentado aos teresinenses em loja da zona Leste.
As peças foram feitas com palha de carnaúba e borracha durante os 15 dias que Marcelo Rosenbaum e sua equipe, composta por 42 pessoas de oito estados brasileiros e dois de outros países, desenvolveram o AGT em Várzea Queimada.



Além das peças, o projeto rendeu a população de Várzea Queimada o Centro Comunitário, que utilizou o método da permacultura, prática ambientalmente sustentável que aproveita os recursos naturais da localidade. No caso de Jaicós, o sol, o vento e a água foram aproveitados para proporcionar conforto térmico, iluminação e ajudar na irrigação.

O designer Marcelo Rosenbaum justificou a escolha da comunidade de Várzea Queimada pela potencialidade de sua matéria-prima e dos artesãos que já vivem de forma sustentável, respeitando a natureza e produzindo peças belíssimas.

Fonte: Ccom