Queimada nova pi

sábado, 7 de junho de 2014

Igreja São Benedito completa 140 anos no próximo dia 13 de junho

A igreja São Benedito, no centro de Teresina, vai completar 140 anos de fundação no dia 13 de junho, mas a arquidiocese de Teresina antecipou a comemoração da data para esse domingo (8) a partir das 10h, a celebração contará com o lançamento de um selo personalizado e o descerramento da placa comemorativa. A partir das 18h haverá uma missa e seguida, uma confraternização com show musical.

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
 
Desde junho do ano passado a igreja São Benedito comemora a chegada do jubileu por seus 140 anos com uma missa especial realizada sempre aos domingos.

 
Neste domingo, a missa das 18h será presidida pelo frei Geraldo Nascimento e, logo após a celebração, haverá um show com os cantores católicos Bernardi Fontenele, Adriana Melo, Jesus Nascimento, Gisele Danielle e Cláudia Simone, no adro da igreja.

 
"Convidamos todos os teresinenses que venham comemorar essa obra arquitetônica e religiosa que figura a vida em Teresina, venham contemplar esse grande feito e reconhecer o mérito dos que a construíram há 140 anos", convoca o pároco Frei Edmilson Vieira.

 
Igreja São Benedito: 140 anos de história
Em 1874, foi lançada a pedra fundamental da construção do tempo, no local onde, à época, era denominado "Alto da Jurubeba", um lugar de devoção e onde se enterravam os desvalidos, excluídos do cemitério oficial, assassinados, suicidados e negros cativos.

 
Em uma época de segregação social e extrema pobreza, os negros catolicizados tinham interesse de construir uma igreja para seu padroeiro, São Benedito de São Philadelpho, um santo mouro italiano.
 

O arquiteto da Igreja de São Benedito foi frei Serafim de Catânia (Itália), a igreja foi construída em regime de mutirão, tendo durado 12 anos.

 
Em 3 de junho de 1886, foi realizada a primeira consagração, celebrada por Dom Antônio Cândido de Alvarenga, mas a obra ainda não estava totalmente concluída, a população mais uma vez se mobilizou para obter recursos para realização dos trabalhos complementares.

 
Um coração aberto no centro da cidade
A igreja São Benedito já foi local de muitas celebrações importantes na vida dos teresinenses, batizados, primeiras eucaristias, crismas, missas de formatura e casamentos são realizados constantemente na igreja. Seu lema é "Um coração aberto no centro da cidade", pois suas sete portas estão sempre abertas para os teresinenses. 

 
Por sua localização e sua imponência, a obra contempla o centro de Teresina do alto, a igreja é visível no dia a dia daqueles que transitam o centro da cidade, não só visível, como audível, os sinos da igreja fazem parte da rotina das pessoas, tocando sempre ás 6h, ao meio dia e ás 18h.

 
Dos seis sinos da igreja, dois são originais, de 1911, e os outros quatro, de 1980, foram tocados pela primeira vez com a chegada do papa João Paulo II em 8 de junho de 1980.

 
"Frequento a igreja São Benedito desde criança, ela é tudo pra mim, faz parte da minha história, fui batizada aqui, minha primeira comunhão foi aqui, depois morei alguns anos fora, mas sempre sentia falta, até que voltei a morar em Teresina e agora venho visita-la com frequência", se emociona a professora Maria do Amparo Camelo Alves, membro da paróquia.

Lucas Marreiro (Especial para o CidadeVerde.com)
redacao@cidadeverde.com